Exploração da expressão plástica aplicada à Pessoa Idosa

INFORMAÇÕES

Cláudia Soares
Técnica Profissional de Animação Sociocultural
Licenciatura em Animação Socioeducativa
Formador(a) Certificado/a

  • Data

    28/04, das 09:00 - 13:00

    05/05, das 09:00 - 13:00

  • INVESTIMENTO
    Inscrição individual | 58€
    Grupo com mais de 3 pessoas (cada inscrição) | 47€

  • HORÁRIO
    09:00 - 13:00

  • DURAÇÃO
    9:00h

Destinatários

Profissionais que prestam cuidados diretos a população geriátrica.

Objetivos

  • Reconhecer as técnicas de animação enquanto ferramentas de intervenção;

  • Aplicar técnicas de expressão plástica ajustadas às características das pessoas idosas; 

  • Identificar técnicas e materiais de expressão plástica;

  • Desenvolver na prática atividades de expressão plástica.

Programa

Módulo 1 | As técnicas de animação e as suas estratégias para o envolvimento e participação da pessoa idosa

  • Técnicas de animação 
  • Estratégias para o envolvimento e participação da pessoa idosa

Módulo 2 | Materiais e técnicas de expressão plástica - adequação às necessidades do grupo-alvo 

  • Exploração de materiais e técnicas de expressão plástica
  • Desenvolvimento prático de atividades de expressão plástica

Módulo 3 | Desenvolvimento prático de atividades de expressão plástica

  • Desenvolvimento prático de atividades de expressão plástica
  • Exposição de trabalhos cirativos e o impacto na pessoa idosa

Material necessário

É da responsabilidade do formando adquirir o kit de materiais para as atividades de expressão plástica previstas na formação:

Tesoura, pinçéis, lápis, borracha, guardanapos de papel brancos, madeira, pregos, martelo, linhas de renda coloridas, jornais, cola universal, cola branca, discos de algodão, garrafa de plástico vazia, copo de vidro (boca estreita e redonda), gesso, óleos essenciais, caixas de ovoso, paus de espetadas, contas de madeira, arame, saco de plástico, revistas velhas, papel autocolante para impressora, sisal, frasco de vidro trasnparente (reutilizar). 

Métodos de Avaliação

A avaliação das aprendizagens constitui um elemento integrante e fundamental da formação. 

O curso prevê uma avaliação quantitativa sob a forma de um teste de escolha múltipla sobre os conteúdos partilhados (70%) e uma avaliação qualitativa observacional (30%). Para o formando ser considerado “aprovado” no curso devem-se registar, cumulativamente, uma média global igual ou superior a 10 valores, numa escala quantitativa de 0 a 20 e não ultrapassar o limite de faltas previsto (10% do número de horas da formação).

O aproveitamento no curso levará à emissão de um certificado comprovativo de formação profissional; o não aproveitamento levará à emissão de uma declaração de frequência do curso.

Informações adicionais

O valor da inscrição inclui o material de apoio a cada módulo, disponibilizado na plataforma de aprendizagem. Para ter acesso a esses materiais deve garantir que tem os recursos tecnológicos necessários, nomeadamente computador, conexão à internet e instalação da aplicação Zoom (no caso de se tratar de formação à distância).

As desistências devem ser comunicadas com 48 horas de antecedência. 

Se não forem preeenchidas as vagas para o início do curso, haverá lugar ao seu adiamento, podendo ocorrer a devolução do pagamento já realizado, se for essa a decisão do candidato.

TESTEMUNHOS

Juliana Pereira

Fiz a formação Estimulação Cognitiva do Idoso em Contextos de Saúde e a mesma só teve aspetos positivos. Sou Gerontóloga e a formação ajudou-me a fazer um refresh de certos conteúdos que estavam mais “esquecidos”. A formação está muito bem organizada e estruturada, a seleção de conteúdos programáticos está muito bem feita e a plataforma é acessível e de fácil utilização.
No que respeita a formadora, a mesma esteve sempre disponível e atenta a qualquer questão que teríamos e, mesmo no final, mostrou-se disponível para a contactarmos se precisássemos de alguma coisa.

Certamente farei mais formações convosco!